PROGRAMA TERAPÊUTICO
A importância da informação:
O sucesso de um tratamento estará sempre dependente da qualidade da informação e do conhecimento que conseguimos transmitir aos pacientes sobre a sua condição. A Adição é uma doença reconhecida pela OMS e deve ser encarada como tal: crónica e progressiva. Como em qualquer doença é importante conhecer as suas causas, efeitos e como os afeta, por isso durante o tratamento os pacientes terão de demonstrar o que estudaram e aprenderam sobre a sua adição.
A importância da mudança:
Qualquer tratamento funciona não pela sua duração mas sobretudo por aquilo que é feito durante o tratamento. Para que a mudança aconteça, mais importante que a duração do tratamento é a criação de condições para a mudança: a aprendizagem e a ação que é colocada. Tiramos da recuperação aquilo que lá metermos: muito ou pouco. Os resultados da mudança interior resulta do trabalho feito pelo paciente e por toda a equipe terapêutica, juntamente com a elaboração de um plano de integração e pós-tratamento. Quem não muda fica igual, quem fica igual repetirá as mesmas coisas.
O nosso Programa é baseado em modelos de mudança e de terapia da realidade, de alteração de comportamento, considerando a abstinência total o requisito fundamental para essa mesma transformação, seguindo o modelo Cognitivo Comportamental.
O Programa é em regime de internamento, num ambiente tranquilo e finalizado este processo o tratamento continuará sempre que necessário, com grupos de pós-tratamento e sessões individuais.
TERAPIA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
- Motivacional
- Cognitivo-Comportamental
- Racional Emotiva (TRE)
- Programação Neurolinguística (PNL)
- Individual
- Da realidade
- Familiar
- De grupo
- Facilitação dos 12 Passos
- Prevenção à Recaída
- Terapia pela Arte
- Terapia assistida com Cavalos
- Terapias Complementares: Yoga, Chi-kung, Plano desportivo (ginásio e no exterior)
PROGRAMA DE FAMÍLIAS:
A família, que tantas vezes é afetada pelos comportamentos do paciente, constitui parte importante no processo de tratamento, sendo benéfico o seu envolvimento no plano terapêutico. Sempre que possível a família é convidada a participar em sessões familiares com o objetivo de aprender a lidar com as consequências e questões que surgem destas experiências problemáticas. Este programa está estruturado em vários temas e funcionam em formato virtual, para facilitar a sua frequência.