DEPRESSÃO

Se já abandonou as actividades que lhe davam prazer, positivas, incluindo o convívio com os outros, tornando-se passivo e andando à deriva, então sente a sua vida como vazia, com medo e angústia (depressão).

A desmotivação pelas coisas banais do dia-a-dia que se tornam insuportáveis e sem interesse, levam também a alterações do pensamento (concentração, raciocínio, memória ficam afectadas), o que pensamos sobre nós leva a que sintamos o futuro negativo.

Estar deprimido é como se começasse a deitar fora tudo o que tem de bom em casa para a rua e à medida que vai olhando à sua volta e vê a casa a esvaziar, pensa para si próprio:” não tenho nada, vou ficar na miséria, não tenho futuro, não há esperança para mim”.

A depressão é uma doença comum que se for tratada correctamente tem bom prognóstico. É necessário um tratamento em que se combina a utilização de medicamentos com um acompanhamento psicoterapêutico visando o fortalecimento da personalidade e ajudando o doente a lidar de forma mais saudável com os problemas e as frustrações do dia a dia.

Como trabalhamos com o problema da Depressão:

Iniciar o tratamento com pessoas que sofrem de sintomas depressivos leva a que seja fundamental a família se envolver neste plano de mudança. A avaliação dos pontos fortes e fracos leva a que o nosso programa assente nos aspectos positivos e no potencial de cada pessoa. Iniciar a mudança e olhar para as dificuldades de uma outra maneira. Dar sentido à vida e torna-la interessante, criar novos desafios são o foco primordial da mudança e do nosso Tratamento da Depressão.

A vertente física é também importante, destacando-se a necessidade de aumentar a actividade para combater as “hormonas de stress”, proporcionando um sentimento de maior energia, proveniente do aumento da sua capacidade cardiovascular e muscular, com a supervisão de um técnico desportivo e um plano de treino semanal contribuindo para uma visão mais positiva de si mesmo, permitindo assim que a pessoa perceba melhor a relação entre esforço continuado e a possibilidade de mudar.

A depressão não é uma fatalidade, nem uma condenação. Embora muitas vezes já lhe tenham dito o contrário, convencendo-o de que está deprimido para o resto da sua vida, a depressão é uma resposta saudável do seu organismo: sinal de que a sua vida não está a ir bem e precisa de tomar medidas.

A DEPRESSÃO TEM TRATAMENTO

Durante o tratamento da depressão na clínica Horizonte os pacientes vão estar envolvidos em várias actividades terapêuticas e complementares, individuais e em grupo. Tudo isto irá restabelecer e fortificar padrões saudáveis de relacionamento com eles mesmos (auto-estima) e com os outros. Hábitos saudáveis e rotinas diárias passaram a fazer parte do dia a dia do paciente.

A Depressão tem tratamento. Tornamos a recuperação mais fácil e com máximo sigilo. Se tem alguma dúvida ou questão por favor entre em contacto com a nossa equipe técnica e teremos todo o gosto em ajudar. Contacte-nos para marcar uma consulta. Venha conhecer as nossas instalações, programa terapêutico e a nossa equipa.